terça-feira, 19 de agosto de 2008

Generosa Cossa

Eleições autárquicas : Minha candidatura não é nenhuma aventura - Generosa Cossa, pré-candidata da Frelimo a presidente do município de Maputo

GENEROSA Cossa, pré-candidata da Frelimo ao cargo de presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, afirmou em entrevista ao nosso Jornal que ao tomar a decisão de se candidatar para esta fê-lo ciente de que não se trata de nenhuma aventura, mas tão somente de um desafio que visa fazer a diferença.

Não sou aventureira, sou uma pessoa ponderada, que conhece a área, sei que é complexa, mas acredito no apoio dos camaradas, porque afinal de contas não é um trabalho individual, mas de equipe, explicou.
A uma pergunta sobre que coisas novas espera trazer aos munícipes, Generosa Cossa respondeu que em caso de vitória vai dar continuidade ao trabalho que foi feito até o momento pelo edil cessante, mas prestando mais atenção para algumas áreas não beneficiadas no mandato prestes a terminar.
O que estou a dizer é que há áreas que não tratámos devidamente nestes dois últimos mandatos. Por exemplo, temos o problema dos cemitérios que é sério, é um drama quando temos que realizar um funeral, temos o problema das vias de acesso nas zonas suburbanas, situação que agrava o bicudo problema de transporte, disse.
Acrescentou que devido ao problema das vias de acesso, os autocarros dos TPM não podem circular em alguns bairros da cidade, o mesmo acontece com os “chapas”.
A questão da limpeza da cidade é outra prioridade para Generosa Cossa, embora reconheça terem se registado algumas melhorias.
Melhorou um pouco, mas temos ainda o problema dos sanitários públicos, situação que faz com que as pessoas urinem em vias publicas, indicou.
Segundo a fonte, há outras coisas que afectam a beleza da cidade de Maputo, como são os casos do saneamento, da erosão e a problemática da urbanização e requalificação das zonas urbanas.
É da opinião que as pessoas devem ser apoiadas na construção das suas casas, de forma organizada, para que as mesmas possam passar para os seus filhos, porque muitas destas pessoas nem têm documento que lhes autorizam o uso e aproveitamento daqueles espaços.
A nossa entrevistada gostaria também de prestar mais atenção a assistência social, sobretudo no que respeita a redução da mendicidade.
Gostaria de ter uma reserva, um orçamento municipal só para esta questão da solidariedade para com os idosos, crianças, portadoras de deficiência e outras pessoas necessitadas”.
A pré-candidata acredita que com um pouco de atenção do município é possível reduzir os índices de mendicidade na capital do país.
Não precisamos ter um grande bolo, mas nem que seja um porcento do orçamento municipal é possível minimizar o sofrimento deste grupo.
Explicou ainda que o orçamento municipal tem a componente das receitas locais, o fundo de compensação autárquica e do investimento que vem do Estado, para além da parte externa, onde o próprio Estado esforça-se em criar parcerias.
Disse que mesmo as obras que estão a acontecer na cidade de Maputo têm a mão do Estado moçambicano que tem acordos com o Banco Mundial, aliás, os municípios não são Estados independentes, simplesmente eles têm a responsabilidade de ao seu nível colaborar com outros municípios.
Generosa Cossa nasceu no município de Maputo, no bairro da Polana Caniço. É casada e mãe de três filhos.
Como profissional, é docente na Universidade Eduardo Mondlane.É chefe da bancada da Frelimo na Assembleia municipal, secretária da OMM ao nível da cidade de Maputo e foi membro-fundador da OJM.


fonte: Noticias
foto tirada aqui

1 comentário:

José Corvo disse...

Esta é a Juventude da Frelimo, que maravilha. É a Juventude de Moçambique livre e independente que se afirma.