terça-feira, 1 de setembro de 2009

FRELIMO REPUDIA ACTOS DE VIOLÊNCIA PROTAGONIZADOS PELA COMITIVA DE AFONSO DHLAKAMA, NA PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA, DISTRITO DE MILANGE

COMUNICADO DE IMPRENSA

A FRELIMO repudia e condena veementemente os actos de violencia política protagonizados pela comitiva do líder da Renamo, na Província da Zambézia, distrito de Milange, Posto Admistrativo de Majaua.
Tudo aconteceu quando o líder da Renamo não conseguiu realizar um comício em virtude de a Renamo não ter conseguido mobilizar pessoas para o efeito.
Fracassado o comício a comitiva do líder da Renamo dirigiu-se a Sede do comité de Zona do Partido espancaram os membros do Partido que estavam alí presentes, vandalizaram a Sede do Partido, a qual ficou parcialmente destruida, feriram muitos camaradas, 2 (dois) dos quais se encontram hospitalizados no Hospital Rural de Milange.
O mais agravante é o facto de o próprio lider da Renamo ter incitado, promovido e praticado a violencia, pois o segundo dados em nosso poder o próprio lider da Renamo disparou um tiro pelo seu proprio punho, o que é inaceitável, inadmíssivel e intolerável.
O lider da Renamo disparou quando de regresso de Majaua, quando chegou a Sede do Distrito de Milange, mandou a sua comitiva em frente da Sede do Comité Distrital da FRELIMO em Milange, onde ele próprio disparou um tiro e os membros da Comitiva vandalizaram a sede do Partido.
A atitude do lider da Renamo é de tamanha irrespomsabilidade que os disqualifica politicamente como candidato às próximas eleições por não reunir os valores dignos de postura de um candidato presidencial. É um mau exemplo para os seus militantes.
Apelamos a todos os actors politicos para que se abstenham de praticar a violência, de modo a que o momento eleitoral seja um momento de festa e do reforço da cultura de paz, da estabilidade e da convivência democrática harmoniosa.
Unidos na Luta Contra a Pobreza
FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA
A FRELIMO É QUE FEZ, A FRELIMO É FAZ
www.frelimo.org.mz

2 comentários:

Nelson disse...

Camaradas, só quero vos lembrar das teorias cospiratórias que foram inventadas para negar que em Nacala Porto o presidente do MDM Deviz Simango tinha sido vítima dum atentado organizado pela Renamo. Mesmo na presença de provas incontestáveis(a arma arancada pelos aruaceiros a um agente da polícia foi recuperada na casa onde Dhlakama se encontrava hospedado), houve gente engenhosamente inteligente que quis fazer-nos acreditar que o MDM estava numa campanha de autovitimização, que Deviz Simango tinha “inventado” seu próprio atentado. Como eu disse no comentário de uma outra postagem, não basta refutar, repudiar denunciar, condenar, etc, etc...
Há que investigar, responsabilizar os culpados para a história não se repita.
Que eu saiba nada se fez em relação ao sucedido em Nacala Porto. Aguardo ansiosamente para ver oque se fará dessa vez.

Reflectindo disse...

Postei um artigo de AWEPA a que sugeria que TODOS os colaboradores deste blog viessem a dizer a refutar ou confirmar.

Com todo o respeito

Reflectindo