quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sociologo Carlos Serra "decreta Sensura" no seu blogue

O Professor Carlos Serra decretou "sensura" no seu blog.

Segue-se o texto do Prof. Serra:
------------------------------------------------------------------------

Aos leitores anónimos

Todos aqueles leitores que tiverem coisas a dizer sobre outrem e cujo conteúdo é muito delicado, muito grave, solicito que o façam identificando-se plenamente, peço que tenham a coragem de se apresentarem de frente. Caso contrário não publico.
Adenda às 18:33: o 37.° estratagema do que Schopenhauer chamava dialéctica erística (arte de disputar para se ter sempre razão mesmo que e especialmente sem ela) consiste no seguinte: quando sentimos que o adversário é superior, que os seus argumentos são fortes, enveredamos então pelo pessoalismo, pelo comentário grosseiro, tornamos a questão pessoal, é o argumentum ad personam (in A arte de ter sempre razão. Lisboa: Frenesi, 2006, pp. 59-61).
------------------------------------------------------------------------
Logo a seguir a "sabia" decisão, o Prof. Carlos Serra iniciou uma série intitulada :

Os Dez mandamentos venais na arte de confusionar o adversário.


O Prof Serra (meu ex-professor) é realmente um fenómeno sociológico incrível. Está de parabéns a liberdade de sensura.

Xana





8 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há pouco o Professor Carlos Serra virou ditador:

Nuno Amorim disse...
Dr. Serra,
não sei se o meu comentário vai passar na poderosissima censura.
Mas parece-me que nos últimos tempos so passam os comentários que criticam o partido da situação e elogiam o MDM.
Será uma percepção acertada?

Geralmente excluem-me quando procuro dar uma opinião diferente da opinião publicada, que fazem crer que é pública.

Dizem em metodologias de ciencias sociais que uma não resposta as vezes é uma grande resposta. Igualmente dizem que se chegarmos a conclusão que as nossas hipoteses de partidas estão erradas não significa que o trabalho tenha sido mal elaborado.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

7/8/09 5:16 PM

Carlos Serra disse...
Solicito ao Sr. "Amorim" que me poupe quer das suas avaliações quer das suas digressões metodológicas. Se volta a escrever com a arrogância mandona habitual, pode ter a certeza de que aqui não entra mais.

7/8/09 5:27 PM

Nelson disse...

Os argumentos do Prof. Serra, para mim, são bons. Por isso não considero censura oque ela promete fazer. Acho grande cobardia que alguém tenha coragem de dizer algo mas não tenha “tomates” para se identificar com oque diz. Se tem medo de arcar com as consequências do que diz melhor é ficar de bico calado. Nós que somos autores de blogs temos a consciências das consequências daquilo que publicamos.

Anónimo disse...

Siplesmnte acho que O Prof. Serra, de tanto escrever sobre linchamentos, estar a tentar linchar todos aqueles que tenham uma visão contrária a sua.

Juvenal

Voz da Revolucao disse...

Nelson
Para mim é sensura e falta de urbanidade alguma reacç
ao do Serra. não tem outro nome. admira-me que um académico entre para estas vias, mas como já vislumbramos as tendencias do Professor serra até compreendemos que ele tenha "orientações" para diminuir alguns posts durante o período de campanha eleitoral.

Xana

Nelson disse...

Calma ai minha gente!
Nao vamos misturar as coisas aqui por favor.
Oque eu nao concordo e nao aceito 'e que gente bem educada e identificada em outro lugares se vista da capa de anonimos para proferir insultos dos mais despresiveis.
Ja vi comentarios publicados no blog do Dr. Serra onde se discorda clarae veementemente com ele. Eu ja discordei de algumas posicoes do cota Serra e nem por isso os meus comentarios foram bloqueados. Parece que estamos a confundir as coisas aqui. Porque 'e que comentario educadinhos e argumentativamente bem elaborados levam orgulhosamente a nossa assinatura e quando decidimos ser mal educados com um outro leitor ou com o autor de um blog partimos para o anonimato?
Nao esta em causa o concordar ou nao com as posicoes deste ou daquele mas a forma, as vezes estupida demais, como fazemos isso.
Nao concordar com uma certa posicao esta no nosso direito mas nao nos d'a o direito de sermos selvagens com as palavras.
Nao concordei com oque o general Chipande disse mas nao vou por isso partir para insultos no nivel pessoal.

Nelson disse...

Neste blog(Voz da Revolucao), contrario do blog do Reflectindo por exemplo, os comentarios nao sao imediatamente publicados. Aguardam a aprovacao do proprietario do blog. So Deus sabe porque.
Haja bom senso. Vamos la ter calma antes de atirar pedras aos outros.

Anónimo disse...

O Dr Serra voltou a carga com a sua SENSURA agressiva em vésperas de campanha eleitoral. das duas uma: ou quer usar o seu canal para favorecer determinado candidato ou está com receios da avalanche de comments que a campanha eleitoral poderá provocar no seu blog.
Carlos Serra acaba de instituir regras proibitivas para comentários no seu blogue, um acto anto democrático e ao qual não esperavamos vindo do Professor Serra. Se observadas as regras nota-se claramente que só comenta no blog do Professor Serra quem ele quer que comente de hoje até 28 de Outubro provavelmente.

Vamos esperar para ver.

Já fomos ameaçados no Blog do Reflectindo, é proibidos de comentar tudo o que é contrário ao MDM por aquelas bandas durante este período eleitoral.

Xana

Nelson disse...

Nada sobre oque eu disse no comment anterior