segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Do partido Frelimo: Juventude deve mobilizar munícipes a afluir às urnas – Primeiro-secretário da cidade de Maputo, no simpósio da OJM

A JUVENTUDE da Frelimo deve organizar-se para mobilizar os munícipes da cidade de Maputo a afluírem às urnas no dia 28 de Outubro para votar no partido e no seu candidato ao cargo de Presidente da República. O apelo foi feito ontem por Hermenegildo Infante, primeiro-secretário da formação política no poder a nível da capital do país durante o simpósio sobre estratégias de campanha e saúde sexual reprodutiva, promovido conjuntamente pela Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e a Comissão Provincial da Juventude (CPJ).

Segundo afirmou, o envolvimento da juventude do partido no poder na sensibilização e mobilização dos munícipes na campanha eleitoral que arranca a 13 de Setembro é crucial para a redução do nível de abstenções que nos últimos anos tem caracterizado o processo eleitoral moçambicano.
“A juventude da Frelimo na cidade de Maputo tem esta responsabilidade de convencer os munícipes a se dirigirem às urnas no dia 28 de Outubro próximo para votar no partido e no seu candidato Armando Emílio Guebuza. Tem a responsabilidade de falar do compromisso da Frelimo para com o povo moçambicano. Ontem, o compromisso era libertar a pátria e os homens. Hoje, o compromisso é combater a pobreza absoluta”, disse Hermenegildo Infante.
Uma das apostas do manifesto eleitoral do partido Frelimo para os próximo cinco anos é a juventude. Questionado se em algum momento as questões da juventude foram relegadas para o segundo plano, Hermenegildo Infante afirmou que o partido no poder sempre apostou na juventude para vencer todos os desafios.
Disse que a Frelimo foi fundada por jovens, camada social que, segundo o primeiro secretário do partido no poder a nível da cidade de Maputo, precisa de cuidados especiais. Afirmou que quando o manifesto eleitoral aposta na juventude, e também noutros grupos sociais, não é uma questão de propaganda política. O programa da Frelimo sempre priorizou a juventude, disse.
Entretanto, o secretário da OJM a nível da cidade de Maputo, Sérgio Matos, explicou que a realização do simpósio insere-se no âmbito da pré-campanha. Disse estar em curso um plano único de envolvimento da juventude da Frelimo na campanha eleitoral, cujas linhas de orientação emanam do partido.
Questionado sobre o comportamento que a juventude da Frelimo irá tomar durante a campanha, Sérgio Matos afirmou que os jovens do partido no poder sempre primaram por uma boa postura.
“Sempre nós pautamos por civismo, ordem e observância da lei. Aliás, antes das campanhas eleitorais, os jovens são submetidos a uma formação, na qual se falam de questões de ética, civismo e observância da Lei. Os nossos jovens não irão provocar a ninguém. Irão trabalhar com a necessária postura para garantir uma vitória clara ao partido e ao seu candidato. Mas também esperamos que os nossos adversários observem a lei e pautem pelo civismo. Afinal de contas, campanha eleitoral é momento de festa e não de confrontação”, concluiu.

Sem comentários: