quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FRELIMO desqualifica acusações do MDM*

O PARTIDO Frelimo distancia-se das acusações feitas pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), segundo as quais seus militantes e simpatizantes na província de Gaza estariam a inviabilizar a visita de Daviz Simango àquele ponto do país.

Edson Macuácua, secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda e porta-voz da Frelimo, disse ao “Notícias” que as acusações do MDM são “gratuitas, desonestas, infundadas, movidas de má-fé e que visam distrair e confundir a opinião pública”.
O porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique, José de Sousa, foi quem deu a cara, atirando as pedras contra o partido governamental. Nas suas alegações, José de Sousa acusou membros e simpatizantes da Frelimo de terem incendiado a sede do seu partido na cidade de Xai-Xai e de terem usados meios do Estado para perturbar a visita do seu presidente e candidato às presidenciais de 28 de Outubro, Daviz Simango.
Reagindo a estas acusações, Edson Macuácua denunciou que o MDM e o presidente e candidato presidencial Daviz Simango estão a enfrentar sérios problemas de inserção e de aceitação à escala nacional e, para justificar o fracasso procuram bode expiatório.
Edson Macuácua explicou que o MDM encontra aceitação apenas num ínfimo grupo de descontentes e dissidentes da Renamo, facto que conduz aquele partido ao desespero.
De acordo com o porta-voz da Frelimo, estas acusações são sentimento do MDM do fracasso que vai averbar nas próximas eleições gerais.
O MDM ao se lançar no terreno político apurou a existência de uma distância abismal entre a sua força aparente e a sua força real, daí o recurso ao discurso de acusações para tentar justificar pública e antecipadamente a sua previsível derrota. É o recurso à velha táctica da Renamo de culpar a Frelimo pelos seus desaires e de se colocar na posição de vítima para atrair fraudulentamente alguma simpatia”, denunciou Edson Macuácua, vincando que a Frelimo é um partido da paz, que pugna por uma convivência democrática e harmoniosa.
Edson Macuácua afirmou que calmamente, a Frelimo está a preparar-se para o período eleitoral que se avizinha pretendendo fazer da corrida um momento de festa, de reforço da paz, da estabilidade e da cultura democrática.
Mais do que mobilizar os nossos membros para inviabilizar a actividade política dos outros partidos, mobilizamo-los para se empenharem nos preparativos da vitória esmagadora da Frelimo nas próximas eleições, salientou o porta-voz da Frelimo.
* Título adaptado por Vozdarevolução

4 comentários:

Xana disse...

Saudações

estou fora de moçambique e numa região sem rede, infelizmente. Tive uma oportunidade de de entrar na net e zaas...decidi espreitar como vão as coisas por moçambique.
Estou satisfeita porque a frelimo já está a organizar-se, e o MDM continua a murmurar juntamente com a renamo...

Avante camaradas
Xana

Nelson disse...

Camaradas, existem provas de que o grupo de jovens que inviabilizou a presence de Deviz Simango em Gaza tem ou tinha algo a ver com a Frelimo. Ostentavam símbolos da Frelimo, se faziam transportar em viaturas pertença da Frelimo entre outros aspectos. Não estamos a dizer que foi algo oficial, que foi o comité central da Frelimo reunido sei lá onde, que decidiu e organizou essa palhaçada, mas são pessoas que na sua ignorância e intolerância política se achou no direito de “representar” a Frelimo nesse espectáctulo barato como se a Frelimo precisasse disso. Temos que entender que e nos lembrar que existem fanáticos nas nossas fileiras que por “amor” ao partido chegam a agir de forma mais desmiolada possível. Mais do que refutar oque aconteceu ou elaborar desculpas pobres, a Frelimo precisa se organizar no sentido de evitar que no futuro haja gente que em seu nome se envolva em actos que desprestigiam o a sua grandeza e sua cultura de “tolerância” política. Devia a Frelimo investigar e tentar descobrir quem autorizou o uso das referidas viaturas para um propósito desprestigiante como esse.

Abracos democraticos

Anónimo disse...

Nelson
Realmente a Frelimo oficialmente distancia-se destes actos de vandalismo, provavelmente indivíduos mal intencionados o tivessem feito ou ainda militantes do Partido que se organizaram no local. Se houve efectivamente actos de vandalismo estes são de condenar e acreditamos que os órgãos da frelimo em Gaz já estão a tomar conta do recado !

Rildo Cossa

Nelson disse...

“Se houve efectivamente actos de vandalismo estes são de condenar e acreditamos que os órgãos da frelimo em Gaz já estão a tomar conta do recado”

Bravo camarada Rildo!
É esse o posicionamento que devia ter tomado o camarada Edson Macuacua se fosse um indivíduo politicamente equilibrado, maduro e tolerante no lugar do espectáculo barato com que nos brindou onde de forma ingênua e infantil refutou categoricamente os factos a ponto de desavergonhadamente acusar o MDM de estar numa campanha de autovitimização.
Haja paciência camarada Macuacua