terça-feira, 27 de janeiro de 2009

AS ÚLTIMAS DA POLÍTICA MOÇAMBICANA

Temos estado em encontros formais e informais debatendo e discutindo, trocando opiniões e tentando perceber as reacções dos Partidos da oposição de Moçambique em torno dos resultados das eleições autárquicas e tem sido um exercício meio caricato porque notamos no meio várias peripécias algumas das quais vamos nos referir brevemente adiante:

HÁ UM BARACK OBAMA MOÇAMBICANO ?

Já há quem se auto-intitula Barack Obama Moçambicano. Nas conversas quando comentamos este assunto muitos riem-se do auto-intitulado, muitos preferem não comentar bobagens de gente pouco lúcida, outros ainda dizem que só um louco é que pode auto-intitular-se Barack Obama de Moçambique, sendo velho, sem formação académica superior e sem nada de extraordinário.
Há quem diga que o Sr. Afonso Dhlakama deve pensar que os Moçambicanos não vêm televisão. Marcamos a expressão de uma mulher de meia idade, residente em Nampula que, quando perguntamos o que achava do auto-intitulado Barack Obama Moçambicano usou a seguinte expressão: ESSE CARA TA TRELÉLÉ DOS MIOLOS ...

LIDERES POLÍTICOS MOÇAMBICANOS DEVEM PASSAR POR EXAMES PSIQUIATRICOS ?

Esta foi outra peripécia política com a qual nos deparamos e abertamente discutimos na Beira, num dos cafés próximos à praça do município, onde alguns olhavam para nós com ar suspeito porque estavamos a falar bem da FRELIMO e a rirmo-nos de outros Partidos por causa da falta de exames psiquicos que, convenhamos, seriam úteis para muitos líderes.
Um deles na mesa ao lado gritou: - aqui esses psicopatas da Rena já não mandam. Rimo-nos.
Um dos semanários publicou recentemente as afirmações de um líder de um Partido que não fixamos o nome, onde dizia o mesmo.

2ª VOLTA EM NACALA

Tentamos localizar um dos nossos amigos, o Camarada Bernardo lá em Nacala-Porto para saber o ponto de situação das eleições, tentamos muito num dia em que precisavamos de saber se podiamos enviar algum material de campanha, mas falar para Nacala tem sido dificil ultimamente e acabamos desistindo, enviando apenas uma mensagem sms.
Na sua resposta disse: obrigado pelo apoio Xana, mande vir o material. Estamos ocupados a preparar e a organizar a vitória da FRELIMO e do Candidato Chale.
Ficamos a saber no mesmo dia que o Barack Obama vai empossar Presidentes-Sombra dos 43 Municípios e que a Chefe da Bancada, Maria Moreno (Candidata derrotada no Municipio de Cuamba) e o Deputado Eduardo Namburete (Candidato derrotado na cidade de Maputo) recusam-se a tomar posse como Presidentes-Sombra. Um desafio ao Dhlakama Obama.

Xana e Rui

domingo, 4 de janeiro de 2009

VITÓRIA DA FRELIMO EM 2009 JÁ SE PREPARA

Boas entradas ao Ano de 2009.

2009 é o ano em que a FRELIMO mais uma vez, após a vitória esmagadora nas eleições autárquicas de Novembro último, continua a evidar esforços no sentido de averbar mais uma vitória nas Eleições Presidenciais e Legislativas de 2009. O Candidato da FRELIMO às Eleições Presidenciais de 2009, Armando Emílio Guebuza, goza de um incondicional apoio dos órgãos, militantes e simpatizantes da FRELIMO em todo o território nacional, o que assegura que já leva uma larga vantagem sobre os seus eventuais adversários.

Em 2008 temos a destacar algumas figuras com as quais simpatizamos pela sua forma de fazer política, pela contribuição dada ao Partido FRELIMO e à Nação Moçambicana e pela colaboração para a existência deste Blog.
Presidente Armando Guebuza, Luísa Diogo (PM), Ivo Garrido (Min. da Saúde), Edson Macuácua (Secretario do CC), Raimundo Pachinuapa (ACLLN), Generosa Cossa (OMM), Basílio Muhate (OJM), Hermenegildo Infante (1º Secretário Maputo Cidade), Célula Avante (Nampula), Aguebas (Nampula), Chakil Aboobacar (Sofala), Sergio Paunde, Eugenio Chimbutane, Edmundo Galiza Matos Jr. (Radio Índico), dentre outros camaradas que não pudemos aqui citar, vão as nossas calorosas saudações e desejos de sucessos no ano que se aproxima.

Xana Santos
Sofala