terça-feira, 27 de janeiro de 2009

AS ÚLTIMAS DA POLÍTICA MOÇAMBICANA

Temos estado em encontros formais e informais debatendo e discutindo, trocando opiniões e tentando perceber as reacções dos Partidos da oposição de Moçambique em torno dos resultados das eleições autárquicas e tem sido um exercício meio caricato porque notamos no meio várias peripécias algumas das quais vamos nos referir brevemente adiante:

HÁ UM BARACK OBAMA MOÇAMBICANO ?

Já há quem se auto-intitula Barack Obama Moçambicano. Nas conversas quando comentamos este assunto muitos riem-se do auto-intitulado, muitos preferem não comentar bobagens de gente pouco lúcida, outros ainda dizem que só um louco é que pode auto-intitular-se Barack Obama de Moçambique, sendo velho, sem formação académica superior e sem nada de extraordinário.
Há quem diga que o Sr. Afonso Dhlakama deve pensar que os Moçambicanos não vêm televisão. Marcamos a expressão de uma mulher de meia idade, residente em Nampula que, quando perguntamos o que achava do auto-intitulado Barack Obama Moçambicano usou a seguinte expressão: ESSE CARA TA TRELÉLÉ DOS MIOLOS ...

LIDERES POLÍTICOS MOÇAMBICANOS DEVEM PASSAR POR EXAMES PSIQUIATRICOS ?

Esta foi outra peripécia política com a qual nos deparamos e abertamente discutimos na Beira, num dos cafés próximos à praça do município, onde alguns olhavam para nós com ar suspeito porque estavamos a falar bem da FRELIMO e a rirmo-nos de outros Partidos por causa da falta de exames psiquicos que, convenhamos, seriam úteis para muitos líderes.
Um deles na mesa ao lado gritou: - aqui esses psicopatas da Rena já não mandam. Rimo-nos.
Um dos semanários publicou recentemente as afirmações de um líder de um Partido que não fixamos o nome, onde dizia o mesmo.

2ª VOLTA EM NACALA

Tentamos localizar um dos nossos amigos, o Camarada Bernardo lá em Nacala-Porto para saber o ponto de situação das eleições, tentamos muito num dia em que precisavamos de saber se podiamos enviar algum material de campanha, mas falar para Nacala tem sido dificil ultimamente e acabamos desistindo, enviando apenas uma mensagem sms.
Na sua resposta disse: obrigado pelo apoio Xana, mande vir o material. Estamos ocupados a preparar e a organizar a vitória da FRELIMO e do Candidato Chale.
Ficamos a saber no mesmo dia que o Barack Obama vai empossar Presidentes-Sombra dos 43 Municípios e que a Chefe da Bancada, Maria Moreno (Candidata derrotada no Municipio de Cuamba) e o Deputado Eduardo Namburete (Candidato derrotado na cidade de Maputo) recusam-se a tomar posse como Presidentes-Sombra. Um desafio ao Dhlakama Obama.

Xana e Rui

Sem comentários: