domingo, 28 de setembro de 2008

O FIM DA RENAMO

Depois da Confusão do trio Daviz-Pereira-Dhlakama na Beira, com aqueles ditos e não ditos que todos os Moçambicanos puderam testemunhar na indicação do candidato da Renamo ao Município da Beira, a Renamo, um partido em derrapagem acabou por realizar um "mega" encontro na Zambézia para ver-se livre da tentativa de Deviz Simango de se aproveitar dos símbolos do Partido e do nome do líder na sua pré-campanha como independente para Beira.
Depois de tantas aparições públicas do Porta-voz da Renamo, Mazanga, surge Dhlakama apartir de Quelimane com novas revelações desvalorizando o seu porta-voz e chamando-o de miúdo, assumindo-se ditador e dizendo que num piscar de olhos o País volta a guerra.
Quem pensou que aquilo seria o fim da mini-série "A Renamo em Apuros", enganou-se pois pouco tempo depois a sindrome de candidatos independentes dissidentes reproduziu-se no seio da Renamo e aparece aqui uma nova demissão voluntária de Ismael Jamu Mussa, Assessor para Assuntos Parlamentares e Joao Carlos Colaço, Assessor para a Administração Publica de Afonso Dhlakama, que puseram os seus lugares a disposição do líder da Renamo, em virtude de discordarem dos posicionamentos e da estratégia adoptada pela direccao do partido nos ultimos tempos.
Esta semana na STV Eduardo Namburete, o futuro ex-candidato derrotado da Renamo na cidade de Maputo, apareceu publicamente a dizer que a Demissão destes quadros é algo normal, e que não há problema nenhum na Renamo. Bem Dito por Antonio Niquice: SÓ SE ASSESSORA A UM INDIVÍDUO ASSESSORÁVEL.
A Renamo está a destruir-se sozinha politicamente e o discurso dos membros desta formação política está cada vez mais ilegitimo, furado e desprovido de qualquer alternativa de audição consciente. Hoje já nem é possível falar-se de democracia na Renamo porque aquela desorganização organizada que é a Renamo, de democracia não tem absolutamente nada.
Xana
Pemba

sábado, 13 de setembro de 2008

Comite Central da FRELIMO consolida Democracia interna


O Comité Central da FRELIMO está reunido em Maputo para, durante 5 dias debruçar-se sobre vários assuntos internos do Partido e de interesse Nacional.
Destacam-se nesta Sessão A Preparação dos Manifestos eleitorais da FRELIMO para as eleições autárquicas do Presente ano e a eleição do candidato da FRELIMO às eleições Presidenciais de 2009.
A DEMOCRACIA INTERNA É UM EXERCÍCIO INFALÍVEL NO SEIO DA FRELIMO E NESTA SESSÃO DO COMITÉ CENTRAL, UMA VEZ MAIS UM ÓRGÃO DA FRELIMO VAI DEMONSTRAR ESTE EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
Diferentemente da Renamo, que nem sabe quem são as suas bases, não sabe que órgão é que tem competencias para indicar ou eleger ou ainda propor candidatos, um Partido em colisão e em derrapagem ~, a Frelimo continua a seguir os seus principios estatutários e a consolidar a união entre os membros.

FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA