quinta-feira, 1 de outubro de 2009

D DE DESORGANIZADOS, D DE DEMOCRATAS, D DE DAVIZ: DEZ PONTOS DO CHUMBO CORRECTO DO CONSELHO CONSTITUCIONAL.


Por: Um Galo Forjado.


1. “O CC E A CNE COMO DEMÓNIOS”

Caros amigos, deixemos de demonizar o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, os vogais da CNE e os juizes conselheiros do Conselho Constitucional da República de Moçambique, pois nem Parena, nem PT, nem MDM, nem Verdes nem PIMO e todos os outros organizaram-se devidamente para um processo desta dimensão! Quando José Manuel de Sousa, mandatário do Partido Movimento Democrático de Moçambique constata irregularidades nos processos enviados a Comissão Nacional de Eleições e pede em carta datada de 15 de Agosto de 2009 que ele próprio corrija documentação desorganizada nos próprios serviços da CNE, está a insultar a inteligência de qualquer mortal, pois se ao nível deste Partido ainda não sabem o que é organizar um arquivo, que o façam antes de 2014 (caso queiram voltar ao chumbo popular previsto para 28 de Outubro de 2009).
Este mandatário pede autorização ao Presidente da CNE para organizar as relações nominais que segundo ele próprio na missiva acima referida, “está desorganizada por erro humano decorrente da digitalização dos processos”. Imaginem meus senhores que o Panamo fizesse semelhante pedido. Ir organizar processos na CNE! E que a seguir, lá fossem a porta do Dr. Leopoldo pedir para organizar os seus processos todos outros Partidos, Panaoc, UM, UE, Pasomo, Pazs, Ecologista, Ocina, Renamo, Verdes, PUMILD, MPD, UPM, PT, Parena, SOL, UNO, PIMO, UDM, ADACD, UASP e muitos mais partidos que brotam por cá como cogumelos em vésperas da chuva denominada “trust fund”. Todos este por erro humano, lado a lado ao Sr. José Manuel de Sousa, todos a arrumarem processos desorganizados! Aquela CNE tão pequenina que conheço rebentaria pelas costuras. Afinal para que servem as Sedes dos Partidos? Fique claro, e isto é a mais pura verdade: Todos os processos do MDM foram arrumados antes nas instalações do Conselho Municipal da Cidade da Beira oriundo de todos os lados. De avião sairam da Beira em caixas dos Gabinetes do MDM no Município dos beirenses directamente para a CNE levados as pressas por Lutero Chimbirombiro Simango, irmão do Daviz Simango! Cabe a este senhor e a todos outros juristas distraidos organizarem-se antes para que não venham com estas tretas hoje!

2. “A VERTICALIDADE DO CONSELHO CONSTITUCIONAL FACE A RECORRENTE DESORGANIZAÇÃO DOS PARTIDOS”

Ja chega, senhores politicos de meia tigela! Chega de benesses. 50 milhões de dólares para repartir para quem anda por ai a vegetar pelas ruas de Maputo ou quem nasce na Beira e seis meses depois vê-lhe os dentes é muito dinheiro! E isso pesa nas costas do meu amigo leitor, pesa no bolso da minha tia da Munhava, da minha avó que está em Nacala, da minha sobrinha que está em Murrupula! O Conselho Constitucional há muito que vinha avizando a Comissão Nacional de Eleições que este órgão andava a brincar com fogo ao meter todos os Partidos na corrida sob pena e condoidos os vogais que andavam por verem tamanho esforço que estes faziam, mesmo que se para o efeito a Lei fosse pisada (como Todd Chappman gosta). “Erros humanos, insuficiência de candidatos nas listas, processos sem bilhetes de identidade, documentos inintelígiveis, candidatos com registo criminal que atesta terem sido condenados por furto, roubo, abuso de confiança, peculato, falsificação” tudo passava e tudo devia passar em nome da democracia sem observancia do Direito.
E esta oposição grita: “queremos um Estado de Direito Democrático”. Neste caso, que se lixe o Direito? Vale apenas o democratico porque inclusivo? Valem apenas as palavras, mesmo que atropelantes as normas?
Na verdade uns candidatos eram uns verdadeiros coxos, outros passavam a vida a chafurdar nos bares e só lembraram-se da corrida a porta do recinto principal da CNE. . Não me lembra nada ver um Neves Serrano e um Viana, este ultimo que “afundou” precariamente o Fórum das ONG’s Link, a receberem dinheiros da CNE! O destino dessas notas de dinheiro já era previsivel devido as ambições conhecidas destas “ilustres” figuras!

3. “A ARROGÂNCIA DO “INCLUSIVO”!”
Ora, a meu ver o povo moçambicano não merece isto. Não Sr. Chappman, desorganização e inclusão só lembram a ti, Tod e ao Bush. A propósito, interrogo-me eu, mas que moçambicanos somos nós que aceitamos que um simplississimo ENCARREGADO DE NEGÓCIOS, que mais não devia fazer senão aproximar moçambique as posições do comércio internacional justo acocoradas no Agoa, venha este cidadão americano falar tão mal, tão mal, de forma superiormente abusiva, arrogante, indecorosa e indecente com TODO ÓRGÃO DE SOBERANIA DO ESTADO MOÇAMBICANO CHAMADO CNE? O sublinhado é para reflectirmos meus compatriotas, cidadãos moçambicanos sobre o significado do alcance da luta de palavras entre duas entidades distintas, ou melhor uma simples personalidade americana (que por estas alturas deveriamos declarar persona non grata) e outra das quais soberanamente em seu próprio solo pátrio. Xiiiiiça! E se um moçambicano gritasse pelas ruas do Empire State Building pela inclusão de mais candidatos na corrida a White House, sendo que Obama e MacCain são poucos se considerados os nossos Sibindy, Domingos, Serrano, Viana, Daviz, Guebuza, Dhlakhama and many more? Que seria desse coitado? Guantanamo? Não, mas uma xambocada lá no traseiro teria direito. Ha isso sim.

4. “ORGANIZAR PROCESSOS AO CELULAR, É NO QUE DÁ: CHUMBO!”
Caros, 6 meses não é tempo suficiente para organizar-se um Partido a fim de concorrer num quadro desta natureza:
- Presidenciais - (Presidente expulso da Renamo por ambição de poder, pois a Cidade da Beira sabe a pouco!)
- Legislativas - (miudos roubados da Renamo, nem que para o efeito, segundo Mazanga ficassem ele e o “pai da demos”. Por mim que levasse aquele boçal do Muchanga e fossem os três passear ao inferno para um papo com o Diabo);
- Provinciais (sequazes do Dhlakhama).
Daviz e seus acólitos fizeram tudo isto as pressas e deu no que deu. Organizar todo um processo ao telefone celular, com “giros” e “tudo-bom” que meia volta caem pela metade da chamada devido a rede fraca e lá perde-se o nome; com Delegados provinciais indicados a dedo; sem sede, máquinas, armários; apenas com um celular; sem internet; sem toda uma máquina administrativa; meus senhores, dá nisto, D E S O R G A N I Z A Ç Ã O!

5. “MISÉRIA DE PROCESSOS, PROCESSOS DE BRINCADEIRA!”
Candidatos propostos sem cartão de eleitor (teriamos Deputados que nem recensearam), processos inteiros sem documentação pessoal dos candidatos, apenas com Declaração de Aceitação de candidatura (este apenas rubricou, pois afinal quem não quer sentar na confortável cadeira da 24 de Julho?).
Vejamos apenas este entre muitos pormenores:
1. O MDM apresentou para candidatos a Europa e Resto do Mundo 1 candidato efectivo. Meus senhores, de todos os documentos exigidos este só tinha: Cópia de Passaporte válido e um fax de declaração de aceitação de candidatura. Brincadeira.
2. O número 1 do Artigo 162 da Lei número 7/2007, de 26 de Fevereiro determina que as listas propostas a eleição devem indicar candidatos em número igual ao dos mandatos atribuidos ao Círculo Eleitoral a que se refiram e de candidatos suplentes em número não inferior a três e nem superior ao dos efectivos: O MDM apresentou muitos candidatos em situação irregular ao ponto de superiorizarem o número do exigido pela Lei para compor a lista de efectivos e suplentes deste órgão.
3. Até ao dia 01 de Setembro, candidatos desta formação política em Massingir, Matola, Boane,Manhiça, Xai-Xai, Chókwé, Maxixe,Morrumbene, Vilanculo, Gondola, Chimoio, Tambara, Gorongosa, Inhambane, Massinga,Tsangano, Barué e Mossurize entre muitos outros não tinham a sua situação regularizada.
Vimos todos a azafama que foram as eleições internas na FRELIMO em que até os mais experientes não vingaram em posições cimeiras.
Vimos umas internas que foram organizadas “para o inglês ver” num Congresso de “fachada” duma Renamo completamente desnorteada algures em Nampula onde o líder “comido” pelos olhos da Lúcia Fate, mais caminho não viu senão o Nikah (casamento religioso muçulmano). E nessa materia, o que é que vimos do MDM senão a Maria Moreno a voltar de Cuamba, onde perdeu para a FRELIMO o cargo de Presidente para autarquia local ser premiada com um valente “chuto” no traseiro. La foram juntar-se ao expulso Daviz. Ismael Mussa, esse quadro da leva de intelectuais que tentou colocar o líder em ordem, puxou pela mão do Colaço, do Quivelas, do Abel Sana Sana e lá foram juntar-se ao expurgado Daviz. Boavida e Manuel Araújo apenas foram atirados para a sarjeta da política destas bandas. Era a luta de comadres em que Mbararano, Barbito e outros não se entendiam na Beira e o Daviz fez o favor de expulsar todos renamistas e frelimistas, tendo começado por reorganizar o município apenas com a sua própria família (uns já estão a ver o sol aos quadradinhos como mais abaixo verá).

6. CHEGAR A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MAIS DO QUE QUALQUER VONTADE UM IMPERATIVO DE QUEM?
Logicamente que de uns tantos vende-pátrias fanáticos que acreditaram que o “pai da democracia” poderia ser golpeado num Congresso que nunca existiu no seio da perdiz. A romaria para a candidatura à Ponta Vermelha dava início logo após a revolução/expulsão neste periodo em que as comadres andavam de costas dadas. Mas sera? Engano! Puro engano meu, porque recentemente a Renamo diz ter descoberto material de propaganda que dava conta de que o “miudo” já engendrara uma “cabeçada” ao líder e este apercebendo-se deu o mesmo rumo que a Linnette Ollofson teve (não foi eleita líder da Liga Feminina da Renamo), tal como Raúl Domingos, Artur Vilanculos entre outras vítimas do “pai da democracia – Barack Obama de África” – Este sabe mesmo o meu filho fazer rir hein?
7. PARA QUEM IRÃO OS PRÓXIMOS MILHÕES DE DOLARES
Companheiros de um certa chancelaria em Moçambique gastam que se fartam. Organizam tudo, pagam material, comunicações, salas de reuniões, dívidas na Beira, tudo tudo quanto seja possivel. Incluindo dar de “mamar” aos juristas que nada fazem, levando o Ismael a porta do Constitucional numa flagrante aberração a lei quando este sabe que para l’a chegar o document deve entrar via CNE. E a STV nem se apercebe do espectáculo barato feito por estes, limitando-se a cobrir a velocidade e outros showfismos ao invés da falta de prepare demonstrada em relação ao desconhecimento das normas de envio de expediente ao Conselho Constitucional. Esta STV e estes jornalistas mediocres pah! Companheiros, em 2014 havera mais e até lá que se organizem devidamente. Há quem diga que desorganizaram propositadamente os processos para que fossem vistos como vitimas de todo um processo eleitoral que a partida aparentemente não vos quisesse, dando assim a entender que o partido mau da fita seria a FRELIMO. O Povo não é burro ok! Resta saber se depois das estrondosas somas da CIA que cairam nos bolsos de Dhlakama, Domingos e agora Daviz, quem será o próximo a merecer uns tantos milhões de dólares. Estes senhores meus caros nem se apercebem que “tudo o que voa,vem para baixo de vez em quando alimentar-se”...E Daviz voltará a Beira para em 2013 deixar a cadeira para nunca mais!

8. NADA PERCEBEM, PENSANDO QUE TUDO SABEM!
Sobre a D E S O R G A N I Z A Ç Ã O, querem saber mais? Perguntem ao Lutero Simango se não esqueceu processos que deviam ter dado entrada na CNE na bagageira do seu carro e que depois foram encontrados pelo empregado quando lavava o carro. Perguntem. Peguem nos vossos celulares para junto dele clarificarem se não tera pedido para "meter" processos a “porta do cavalo” na Comissão Nacional de Eleições a pretexto de que o MDM como Partido é novo e eles mal percebiam das formalidades todas. Mas a ele próprio, Lutero Simango foi perguntado mais ou menos nestes termos:
- “Oh Lutero, já estiveste no PCN. Antes no Grupo de Reflexão e Mudança, sera que não sabes quais são os procedimentos? Queres obrigar-nos a ferir a Lei?”
La o Lutero ligou para todo o mundo. Vogais da FRELIMO e da Renamo, para o Presidente e mais pessoas. Daviz acabou por entrar em cena a pedir a intervenção de Lucas Chomera, Ministro da Administração Estatal. Mas que trapalhada? É por estar habituado a lidar com o Ministro do território que se esquece que este não é o organismo próprio? O que tem a ver o Governo com estes palhaços do MDM? Foram meter processos altamente desorganizados. Ora sem copias de BI, ora sem atestados de residencia, acusando os secretarios de Bairro de não os darem. Ora meus senhores, organizem-se e deixem de tentar meter areia nos olhos do Povo.

9. “SENHORES ANTI-PATRIOTAS, MOÇAMBIQUE NÃO ESTÁ A VENDA!”
Se são tão democratas e inclusivos tal como o vosso patrão (qual sequaze da CIA) Todd Chappman quer então mostrem que no MDM foram feitas listas de candidatos a candidatos que passaram por eleições internas. Quem elegeu Maria Moreno, José de Sousa, Geraldo Carvalho, Ismael Mussa? Quem? Quando? Onde esta a acta? Mostrem para todo o mundo ver! A imprensa esteve ausente porquê? D E S O R G A N I Z A Ç Ã O!
Qual é o merito que este candidato tem e porque é que o suplente é suplente no MDM. Que critérios nomeiam um indiviuduo neste “mosaico de moçambicanos para todos os gostos”. Mostrem ao povo uma única acta de eleições internas dentro desse partido mal parido. Valha me Deus! Vão bugiar longe com esses vossos salafraios de Portugal que querem ver isto mais uma "turrada". Moçambique é de moçambicanos, não está a venda não!

10. UM DIA OS BEIRENSES QUERERÃO O SEU DINHEIRO DE VOLTA
Neste momento se temos uma cidade altamente porca, essa chama-se Beira. Enquanto o seu Presidente passseia por ain a pele de candidato a PR de todos os moçambicanos, a Beira vai se descascando. Não lembra nada aquela Cidade do Grande Hotel. Não interessa nós termos aqui partidozecos com uma duzia de gatos minguados expulsos do Parlamento pela Comissao Permantente a fazerem lobbies junto das chancelarias para organizarem-se em Partido, colocarem a carroça a frente dos bois e insultarem-nos com uma pseudo-democracia. Onde é que o juvenil Azagaia foi eleito? Por quem? Por aqueles que viram os espectáculos das autárquicas? Onde é que estão os Estatutos do MDM? Qual é a alinea que fala de eleições internas? Como é que os cerca de quatrocentos candidatos a Membros das Assembleias Provinciais foram indicados? Ao telefone? Onde fica a Sede do MDM em Lichinga? Em que rua fica a Sede do MDM em Gaza, Inhambane, Tete? E ao nível dos Círculos de Maúa, Nipepe, Pemba Metuge, Chifunde, Quissanga, Nacaroa, Guro, Ilha de Moçambique, Lugela, Changara, Chinde, Sussundenga? Onde estão as Sedes aqui? Quem nomeou representantes? Quanto passo dado em seis meses? Tudo organizado as pressas. Sedes inaugradas com o custo e suor do imposto dos beirenses. Dinheiro roubado dos pacatos cidadãos da Beira. Cuidado porque ainda vão mais alguns familiares deste Daviz para a cadeia pois o saco azul ainda é grande. Nisto a inspecção ainda vai cair por cima. É só esperarmos terminar este processo eleitoral. Depois de perder, voltará a Beira para dizer onde, quando, como é que arranjou tanto dinheiro para esta campanha. Do suor do Povo? Entao pagaras pelo pecado. Aguardemos!

Ps: Oh Namburete, afinal quem ganha neste braço de ferro de puxarem as mãos aos vossos patrões? Aquando da saida do “pai dos miúdos” de Nampula para Maputo, reuniste a mesma mesa este vosso líder com os doadores. Ontem o Mussa reuniu com eles levando na agenda o acordão que os exclui de caminharem por 09 círculos. Vais deixar o tipo cabecear-te assim? Dizem as más linguas que tanto o “pai” como o expulso Domingos estão chateados com esses homens da mola. É para verem efectivamente como se portam as “prostitutas políticas!”. Mais não disse e aquele khanimambo genuinamente moçambicano.

5 comentários:

Anónimo disse...

parece-me que se falarmos da porta de cavalo e outras coisas nao vale a pena, o partido errou e esta a seguir o seu caminho, pois, se quizermos falar de falcatruas a fre tem tantas para dar e vender por isso nao pense voce quando fala do povo engloba todos.que povo se refere? nao vou tirar o merito da fre em alguns aspectos mas nos fazerem escolher peixe com legumes este debate esta a acontecer porque em termos sociais o mdm e uma forca a ter em conta o mdm errou por negligencia de alguns dos seus membros mas mais ainda errou o cne,caindo num desacredito total podes crer que daqui para frente alguma coisa vai mudar na maneira de agir da cne, porque ficou claro que nao o povo mais ha muita gente atenta agora, porque o povo e facil enganar mas alguns estao mais atentos, quanto a pagar dividas na beira afinal nao e um candidato? nao pode ter apoio externo? ja que a fre e o guebas estao a mamar dinheiro do estado na campanha onde e que o simango encontraria ajuda se nao fosse estes mesmos da cia aliaz nao te esqueca que o nosso querido mondlane foi bem tratado e recebido na terra do tio sam o formaram e fez o que fez, o orcamento para se andar de helicoptros tambem e dado pela cia te esqueceste?

Nero Kalashnikov disse...

Cara Anonima,
Expeculas e partes de conclusoes para apresentares o teus argumentos. Colocas a carroca em frente aos bois.

Por estares a andar com as maos e nao com os pes, fica dificil debater este post contigo.

Cara Voz,

O Galo Forjado faz uma referencia interessante: O primado da lei. Para uma certa franja de politicos aventureiros a lei so pode se aplicada quando lhes beneficia. Quando lhes prejudica deve prevalecer a inclusao e o senso comum!

Eh assim como vao governar o pais caso sejam eleitos. Isto vai virar um Far West, um Bang Bang em que "cada um por si e Deus por todos".
Pliticos desorganizados FORAAAA...

Anónimo disse...

Olha mano vou repetir uma coisa para ti esta coisa de julgar o genero pelos comentarios tambem o faz colocar a carroca a frente dos bois. Quando fala de especulacao a que se refere? onde especulei que o dinheiro esta a ser gasto na campanha? que porta de cavalo e uma experiencia que ja vem de aha muito tempo.Onde e que eu especulei. idem ver o ranking dos menos corruptos estamos a nos tornar cada vez mais corruptos cada vez que tentamos lutar contra isto.

Anónimo disse...

Olha mano vou repetir uma coisa para ti esta coisa de julgar o genero pelos comentarios tambem o faz colocar a carroca a frente dos bois. Quando fala de especulacao a que se refere? onde especulei que o dinheiro esta a ser gasto na campanha? que porta de cavalo e uma experiencia que ja vem de aha muito tempo.Onde e que eu especulei. idem ver o ranking dos menos corruptos estamos a nos tornar cada vez mais corruptos cada vez que tentamos lutar contra isto.

Anónimo disse...

Enquanto o MDM do DAVIZ e LUTERO continuarem a acreditar nas stress e atrapalhices do ISMAEL MUSSA, este partido nao vai longe. O Mussa e um preguicoso e agitador (recordam-se do papel dele no IPADE e RENAMO)ate porque acabou afundando Direccao dos SErvicos Sociais da UEM quando este senhor era director protegido do Mazula.